quinta-feira, 27/06/2024

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Comitê de RH da Abralog promove reunião sobre Onboarding

Funcionários que têm uma experiência positiva de onboarding, ou o conjunto de ações de integração de novos funcionários, são 18 vezes mais propensos a se sentirem comprometidos com a empresa. No entanto, 88% das empresas não realizam o onboarding de forma eficiente, muitas vezes apenas oferecendo uma simples recepção de boas-vindas.

Estas foram algumas das estatísticas apresentadas por Rosane Dias de Oliveira, Gerente de Gestão de Talento da GI – Group Holding, durante reunião mensal do Comitê de RH da Associação Brasileira de Logística (Abralog), realizada nesta quinta-feira (20.6.2024), com o tema “Onboarding do colaborador e seus impactos positivos nas organizações”.

“Setenta e cinco por cento dos colaboradores satisfeitos com a experiência de onboarding afirmam que são leais à empresa. Apesar desses dados, apenas 32% das empresas possuem um programa formal de onboarding e somente 20% têm métricas para medir a satisfação em relação aos programas de integração”, ressaltou a Gerente da GI – Group Holding.

A executiva destacou a importância de um onboarding não apenas administrativo, mas também funcional e técnico, que envolve tanto o RH quanto a área em que o profissional vai trabalhar. “O onboarding é crucial para encantar os colaboradores desde o início, fornecendo ferramentas e informações necessárias para uma jornada extraordinária e produtiva”, comentou.

A integração cultural foi um dos pontos principais abordados por Rosane, ressaltando que um programa eficaz de onboarding ajuda os funcionários a entender e assimilar a cultura organizacional, promovendo um ambiente de trabalho coeso e colaborativo. Além disso, ela destacou que o onboarding acelera a produtividade, oferecendo suporte contínuo e reduzindo a curva de aprendizado, permitindo uma contribuição eficaz desde o início.

Outro benefício significativo do onboarding mencionado por Rosane é a retenção de funcionários. “Um onboarding bem estruturado pode aumentar a taxa de retenção, proporcionando um ambiente acolhedor e estruturado desde a entrada. Isso resulta em maior satisfação e engajamento do profissional, além de reduzir custos ao minimizar a necessidade de recontratação e retreinamento”, afirma.

Rosane enfatizou que o onboarding é o momento crucial para estabelecer expectativas claras e promover um relacionamento positivo entre líder e liderado desde o início. Para ela, é essencial ter uma conversa aberta com o colaborador, esclarecer dúvidas e alinhar objetivos e expectativas de ambos os lados, tornando o dia a dia mais agradável e produtivo.

Para a executiva, o onboarding é um processo estratégico de recursos humanos que visa garantir que os novos contratados se sintam bem-vindos, preparados e motivados a contribuir desde o início na nova empresa. “Quando bem estruturado, o onboarding acelera o engajamento e a produtividade dos novos colaboradores, reduz a rotatividade (turnover) e transmite uma boa primeira impressão da organização”, conclui.

Foto: vecstock – Freepik

Abralog faz bem para sua logística.

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